Infografia: 5 Passos para Evitar a Fadiga Muscular

Infografia: 5 Passos para Evitar a Fadiga Muscular

Compartilha nas tuas redes sociais

blog

Sabe o que é a fadiga muscular? Já a sentiu alguma vez? Neste artigo vamos explicar-lhe do que se trata e de como evitá-la, em 5 passos, para o bem da sua rentabilidade e bem estar físico.

Fadiga Muscular

Provavelmente já ouviu falar sobre a fadiga muscular, relacioná-la com o cansaço e fraca rentabilidade aquando do esforço físico.

Este fenómeno dá-se quando  o músculo foi alvo de um esforço físico intenso, o que é normal quando o treino ou a atividade física em questão  foi feita de uma maneira constante e de alta intensidade.   A sensação é de exaustão, cansaço e diminuíção da capacidade do músculo de produzir força.

Fadiga Muscular Central e Periférica

A fadiga muscular engloba duas partes –  a central e a periférica.

A estrutura nervosa central afecta a contração do músculo. Este tipo de fadiga ocorre quando o nível de estímulo do sistema nervoso central é baixo. Isto ocorre pela inibição de impulsos nervosos de uma determinada zona muscular fatigada.

Alguns factores estão a ser estudados e indicados como os prováveis da fadiga muscular central:

  • Desidratação;
  • Diminuição dos níveis  de glicose no sangue;
  • Falha na actuação de certos neurotransmissores;
  • Alteração plasmática da concentração de aminoácidos;

A fadiga muscular periférica caracteriza-se pela deterioração dos processos  bioquímicos do músculo. Ou seja, à limitação das fibras musculares, ligações neuromusculares e nervos  devido a défices energéticos. O défice energético é um  dos grandes motivadores da fadiga muscular periférica.

Como evitar a fadiga muscular, em 5 passos?

assine a nossa Newsletter